Site oficial de Aníbal Reis Costa

anibalreiscosta2@gmail.com

Crónica X da Rádio Pax - Ferreira do Alentejo Tem a Mais Baixa Taxa de Desemprego do Distrito

Ferreira do Alentejo tem a Mais Baixa Taxa de Desemprego do Distrito


Pois é...há notícias que nos deixam muito satisfeitos, e esta é, sem qualquer sombra de dúvida, uma delas.

O Concelho de Ferreira do Alentejo apresentou, no final de 2016, a MAIS BAIXA TAXA DE DESEMPREGO do DISTRITO DE BEJA.

Há 6 anos tínhamos cerca de 12 % de taxa de desemprego e neste momento temos menos de 8%!!

É uma progressão considerável, que nos coloca como um dos melhores (O MELHOR?) Concelhos de todo o Alentejo e bastante abaixo da média nacional que se cifra em cerca de 10,5%!

São, pois, notícias que se devem, em grande parte, à forte (crescente) dinâmica empresarial vivida no nosso Concelho, com especial destaque para a Agricultura e Agroindústria.

Tem sido através da atividade dinamizadora da CMFA, mas sobretudo pelo forte investimento privado verificado nos últimos anos (que só agora começa a dar os seus frutos mais visíveis) que, comprovadamente, podemos dizer, nos encontramos na vanguarda da criação de emprego a nível nacional.

Foi um caminho de grande persistência e de notável dinâmica, possibilitado pela aposta no “Centro do Que É Importante” de investimentos avultados no setor agrícola (que continuarão a existir nos próximos anos) pela possibilidade de instalação de empresas (Parque de Empresas e Serviços, Parque do Penique, etc) pela aposta num clima de verdadeira confiança e acolhimento empresariais e, o mais importante, pelo investimento/infrastruturas públicas aqui desenvolvidos que tem permitido a criação de projetos geradores de emprego.

Naturalmente, que todos nós queremos mais, e sobretudo com melhor qualidade de emprego, mas, em tempos difíceis a nível nacional, o nosso Concelho soube estar à altura do melhor que poderia ser feito.

Continuamos empenhados na criação de emprego (como sempre estivemos, desde a primeira hora) com a atração de investimento privado, gerador de postos de trabalho.

Nesse sentido, continuamos determinados, até final do mandato, no lançamento da essencial ampliação do Parque de Empresas de Ferreira do Alentejo, solução ideal para acolher investimentos de futuro para o nosso Concelho.

Será uma obra que exigirá importantes recursos financeiros mas que é fundamental para o nosso Desenvolvimento, face ao quase esgotamento da capacidade existente no Parque atual.

Também ao nível do emprego público (só agora possível com a abertura permitida pelo atual Governo) pretendemos que, até ao final do próximo mês, sejam contratados mais recursos humanos para integrar a CMFA (recentemente entraram 11 novos trabalhadores) e que se iniciem vários concursos para a entrada de mais 18 pessoas nos mais diversos setores municipais. Em abril, também procuraremos contratar mais recursos humanos para o necessário reforço do Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo.

Estamos a criar melhores condições para o funcionamento dos serviços municipais (que tão castigados foram nos últimos anos) aproveitando as oportunidades que nos concederam e melhorando a qualidade de vida da nossa população.

É preciso RECUPERAR O TEMPO PERDIDO, servindo as pessoas e a nossa terra em Primeiro Lugar!