50.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo

Exmo. Sr. Secretário de Estado da Protecção Civil
Exmo. Sr. Presidente da Direcção da AHBVFA
Exmo. Sr. Comandante da AHBVFA
Bombeiros e Bombeiras
Caros Convidados
Minhas Senhoras e Meus Senhores

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo vem demonstrar grande satisfação por poder estar aqui hoje e associar-se a este momento de muita importância para os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo.
Não é todos os dias que se celebra os cinquenta anos de uma instituição no nosso Concelho, facto ainda enaltecido pela importância desta colectividade.
Os bombeiros foram, são e continuarão a ser um pilar do bom funcionamento da nossa comunidade local. O papel dos Bombeiros Voluntários na protecção e socorro de pessoas e bens nem sempre tem sido devidamente valorizado, mas assumem-se hoje como o fizeram no passado como entidade incontornável de generosidade, dedicação e espírito de entreajuda, cada vez mais raros na sociedade actual.


Todos sabemos das dificuldades existentes, um pouco por todo o país, neste tipo de Associação, dependendo muito da "boa-vontade" do "espírito de sacrifício" numa altura em que, em muitos casos, começam a rarear estas manifestações solidárias.
Assim torna-se fundamental que os apoios institucionais possam minimizar a falta de "espírito voluntário" que estas e outras entidades apresentam...
A CMFA tem tido aqui um papel de grande empenho e de ajuda à AHBVFA, na medida das nossas possibilidades. Seja nos EIP, nos GIP, no Protocolo de apoio financeiro até à ajuda em termos logísticos e outros apoios, temos colaborado com a Associação em vários aspectos, facto também reconhecido e retribuído por esta entidade.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Apesar das dificuldades económico-financeiras que o nosso País atravessa, e da redução da transferência de verbas para as autarquias (em que a nossa é afectada em quase um milhão de euros) com reflexo directo no abrandamento de apoios e da própria actividade municipal, assumimos publicamente a nossa intenção de manter inalterado o apoio concedido à Associação (transferências financeiras e apoios aos GIP e EIP). Também iremos inscrever no próximo Orçamento a verba de 130 000 euros, correspondente ao apoio assumido (na candidatura realizada pelos Serviços de Desenvolvimento Económico da CMFA) para a construção da ampliação do Quartel dos Bombeiros Voluntários. Este último aspecto, merece, que façamos a V. Exª, Sr. Sec. Estado, uma solicitação especial no sentido de procurarmos levar esta obra a bom porto, resolvendo os problemas burocráticos que possam subsistir da candidatura aprovada recentemente.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

O Município de Ferreira do Alentejo tem uma ambição, apesar da conjuntura desfavorável, em ser uma referência ao nível agrícola, na produção de energias renováveis, de dinâmica empresarial e centralidade no sul de Portugal.
Os investimentos públicos previstos dos chamados 3 A´s (Alqueva, Auto-Estrada do Baixo Alentejo e Aeroporto de Beja) necessitam de instituições competentes e capazes para darem seguimento a estes projectos de importância regional e nacional.
Pela relevância do nosso território, e a sua importância estratégica, temos obrigação de todos contribuirmos para o fortalecimento das nossas comunidades.

Sr. Presidente da Direcção,

Os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo serão, estamos certos disso, uma entidade com a qual todos os ferreirenses poderão continuar a contar. Sentimos que, com o seu/vosso espírito positivo numa altura em que comemoramos o meio século da Associação (em que é bem simbolizado pela ambição de ampliação das instlações) temos razões para acreditar num futuro mais consolidado, estável e promissor para os bombeiros e para a protecção e socorro de pessoas e bens no Município de Ferreira do Alentejo.

Parabéns a todos.

Muito Obrigado.