Crónica IX da Rádio Pax - Valorizar a Marca Ferreira do Alentejo

A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, ao longo dos últimos 11 anos, tem vindo a desenvolver uma estratégia de VERDADEIRA PROMOÇÃO e VALORIZAÇÃO DA MARCA FERREIRA DO ALENTEJO.
Esta forma de encarar a atividade municipal consistiu numa “procura incessante” de conferir maior NOTORIEDADE e CONHECIMENTO PÚBLICO ao território municipal e a tudo o que aqui contribuísse para o desenvolvimento da região.
Ferreira do Alentejo é agora nacional e internacionalmente reconhecida como um território com enorme potencial que está, já neste momento, a concretizar muito o que se dizia há uns tempos atrás.


Líder na Agroindústria, nas Renováveis, com aposta assumida no setor Agrícola, conseguiu também, nos últimos anos 5 anos, criar 12 novas unidades de alojamento rural de qualidade reconhecida e tem sido a voz mais ativa na defesa dos projetos estruturantes para a região – Autoestrada e Aeroporto.
Ao nível da gestão municipal, conseguiu-se debelar uma situação de dívida bastante inquietante e limitadora (foram amortizados mais de 7 milhões de euros em empréstimos contraídos anteriormente) e conferiu-se à Câmara Municipal um papel de dinamismo e respeitabilidade que é reconhecido por grande parte da região.
Com 95% do programa eleitoral cumprido, queremos que Ferreira do Alentejo continue na frente do Desenvolvimento Regional e no Bem-Estar dos nossos cidadãos.
Com o previsível término da A26 (chegando bem próximo da Sede de Concelho) encurtando as distâncias com o resto do País e do Mundo, Ferreira do Alentejo terá ainda mais condições para ser um território diferenciado pela positiva e que almejará vôos cada vez mais altos e dignos do desenvolvimento económico e social.
As condições criadas pela Câmara Municipal foram e são fundamentais para o desenvolvimento do Concelho.
A valorização da MARCA FERREIRA DO ALENTEJO deveu-se a muitos fatores, sendo o papel da autarquia bastante destacado e reconhecido.
Este ano quisemos, porque podemos fazê-lo, valorizar os nossos principais eventos tornando, mais uma vez a “capital dos espetáculos musicais”, alicerçada numa política cultural de reforço de associações e de constante apoio a novas atividades.
Também ao nível do investimento somos ambiciosos e estamos a lançar sementes para o futuro.
Não obstante a profunda injustiça, ao nível dos Fundos Comunitários atribuídos, a CMFA apresentou-se em 2017, com uma meta, que irá concretizar ao longo do ano, de perto de 5 milhões de euros, que visam a Modernização, Competitividade e Coesão do Concelho e que valorizam, de sobremaneira, o território e quem cá vive.
É fundamental, à luz da conjuntura nacional mais favorável ao investimento, aproveitar a oportunidade de continuarmos, empenhadamente, a trabalhar para projetar o concelho e incrementar a sua capacidade de lidar com os desafios futuros. Estamos cientes do nosso papel e iremos cumpri-lo até ao fim do nosso mandato, da melhor forma que podemos e sabemos, sempre com a garantia que deveremos desenvolver a nossa atividade, dentro das nossas possibilidades, com o objetivo de dever deixar às gerações futuras uma condição melhor do que a que vivemos.
2017 será, pois, um ano de grandes investimentos em Ferreira do Alentejo, tendo como pressuposto que devemos sempre fazer o melhor para a nossa terra e para os que cá habitam.
Estaremos sempre a colocar Ferreira do Alentejo, No Centro do Que É Importante!